Bel-Ami – Guy de Maupassant

Para Otto Maria Carpeaux, Guy de Maupassant “é profundo na superficialidade, porque reconhece o ‘sem fundo’ da superficialidade”, o que nos leva à compreensão da obra comentada neste episódio.

Ao lermos Bel-Ami, a história de um jovem jornalista na busca pela ascensão social, encontramos o superficial e o vazio narrados com maestria. George Duroy não tem nenhum pudor quando se vê diante daquilo que almeja. Se há oportunidade de parecer, na sociedade de Paris, como um grande jornalista, ele pisa e se aproveita de quem for. Estabelece relações, sentimentais e profissionais, com a finalidade de crescer e usa de todos os seus artifícios físicos e discursivos para isso. Seduz a todos e faz com que acreditem no seu caráter e nos seus sentimentos.

Apesar de, geralmente, o romance ser vendido com a alcunha de erótico, em que nós leitores imaginamos encontrar, pelas avaliações, simplesmente cenas quentes, o romance é bem mais do que isso. A superficialidade, lembrada por Carpeaux, faz todo sentido quando encontramos nos personagens de Maupassant a preocupação com o parecer no lugar do ser. É um jogo de interesses, vencido pelo jogador flexível, que aprende como se portar em todos os ambientes da sociedade.

Aperte o play e venha conhecer Bel-Ami com a gente!


A Rádio Caractere é Associada Amazon.com.br!

Bel-Ami


Episódios mencionados

Dois contos de Guy de Maupassant
Madame Bovary


Receba os podcasts da Rádio Caractere no seu app favorito, Spotify ou no YouTube!

Direção e Conteúdo: Suzane Madruga
Produção e Edição: Glenio Madruga

AnchorApple PodcastsCastBoxGoogle PodcastsPodcast AddictSpotify

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.