A Sociedade da Neve, de Pablo Vierci
Editora: Companhia das Letras
Tradução:
Publicação: 2023
Por Glenio Madruga
O livro A Sociedade da Neve, de Pablo Vierci – conta a história da equipe de Rugby uruguaia que fretou um avião e ia para o Chile quando o avião bateu em uma montanha, partiu-se em alguns pedaços e estatelou-se no meio dos Andes. Das 45 pessoas que estavam no avião, algumas morreram no impacto, outras na primeira noite e mais algumas nos dias seguintes devido às condições extremas do ambiente, uma avalanche e falta de alimentos. Depois de mais de 70 dias, só 16 sobreviveram.
Esse é o fato, muita gente conhece o fato. Já tem livro sobre o assunto, já saiu filme antes, quem se importa?
O caso é que o livro não é sobre o fato, o livro é sobre pessoas. O autor fazia parte de um time de rugby quando era estudante, mas saiu porque gostava mais de se exibir para as torcedoras do que de apresentar resultados para o time. Manteve contato com os antigos colegas de esporte e, certo dia, viu seus amigos sumirem nos Andes. Anos após o incidente ele conseguiu, pela primeira vez, reunir os relatos de todos os 16. Todos naturalmente afetados pelo ocorrido, lidando de formas diferentes, gerenciando seus traumas. Alguns escolheram seguir a vida como se o episódio tivesse sido um capítulo passado em um livro ruim, um pesadelo da juventude; outros optaram por trabalhar diariamente o acontecimento escrevendo, dando entrevistas, fazendo palestras motivacionais.
O que Pablo Vierci entrega em A Sociedade da Neve é um livro humano que nos faz questionar o que é, de fato, ser humano. Os humanos são os únicos seres que conseguiram migrar e se adaptar a praticamente todos os biomas da Terra, mas a que custo? Qual o limite dessa humanidade, um conceito tão complexo e tão mal compreendido? Conseguimos sustentar nossa humanidade sozinhos ou precisamos criar comunidades? Em uma situação limite, você apelaria para a individualidade ou para a solidariedade, tendo que dividir recursos vitais sem a garantia de novas fontes? Até que ponto a sua moral e a sua ética diária se mantêm numa situação assim e, novamente, você estaria disposto a suspender esses valores em nome da sobrevivência? O autor nos entrega uma obra que alterna trechos do que aconteceu nas montanhas e as histórias pessoais de cada um deles, seus questionamentos, seus sofrimentos internos.
Nesse dia 4 de janeiro saiu um novo filme na Netflix, mas apesar do apelo audiovisual, a gente pode garantir que o livro é muito mais intenso, imersivo e emocionante.
–
A Caractere Books é participante do Programa de Associados da Amazon e, portanto, cada compra efetuada a partir de nossos links nos gera uma pequena comissão que ajuda a manter nossas atividades no ar.